Reciprocidade Brasil e Portugal: Crea-SC participa de comitiva para tratativa da mobilidade profissional

image_pdf

 

Entre os dias 2 e 4 de março, em Lisboa, uma comitiva do Confea com participação do presidente do Crea-SC, engenheiro Kita Xavier, seguiu com as tratativas multilaterais no que se refere à mobilidade de profissionais entre os países de língua portuguesa. O Termo de Reciprocidade entre Brasil e Portugal, assinado em 2015, entre o Conselho Federal de Engenharia (Confea) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP) já abriu oportunidade para 7368 profissionais brasileiros e 321 portugueses que solicitaram o registro para trabalho no país parceiro.

 

“Participar desta agenda fortalece o papel de Santa Catarina no que se refere à qualidade do setor tecnológico e capacidade técnica dos profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências. Desde o início do acordo foram cerca de 300 profissionais catarinenses que solicitaram junto ao Crea-SC a certidão que valida o diploma e permite que executem serviços em terras portuguesas. Somente em 2023, foram 38 novas solicitações”, destacou Kita, que na agenda em Portugal representou os 27 presidentes de Creas do país.

 

O encontro teve como principal objetivo a consolidação do compromisso mútuo de promover o avanço da engenharia e o estreitamento dos laços entre as duas associações profissionais. Foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com os profissionais reconhecidos ao abrigo do Termo de Reciprocidade, que forneceu dados que revelam um bom índice de satisfação em relação ao processo de reconhecimento.

 

Em reunião do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa com representantes de entidades do Macau, Timor-Leste, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique foram discutidas questões sobre a realização do 5º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, que em 2024 será realizado no Brasil entre os dias 14 e 15 de maio, em São Paulo. Na ocasião, o presidente do Confea, Vinícius Marchese, assumiu a presidência do Conselho e coordenou o encontro.